Pesquisa EPS chega a Palmas e Araguaína(TO)!
Entre os dias 19 e 25 de outubro de 2025, a Equipe Bumba Meu Boi realizou o trabalho de campo da pesquisa “Operacionalização da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no Brasil: aspectos político-gerenciais e processos educativos no Sistema Único de Saúde”, nos municípios de Palmas e Araguaína (TO).
Integraram esta equipe de Pesquisa, a Diretora da Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESPMA), Ana Lucia Nunes e Jacyane Ramos de Sousa também da ESPMA, Muriel Romeiro da Costa e Silva , Diretora da Escola de Saúde Pública de Anápolis (ESP-Anápolis) e Flavia Casemiro de Brito Leite Morais da Escola de Saúde de Goiás (ESPGO).
O campo contou com a participação das gestões estadual e municipais de saúde, de Palmas e Araguaína, além de entrevistas com representantes de instituições formadoras, equipes da Atenção Primária à Saúde e conselhos municipais de saúde.
Um destaque especial à Escola de Saúde Pública de Araguaína, que teve papel essencial no acolhimento da equipe e na articulação local, sob a direção da professora Dênia Chagas, atual Secretária Municipal de Saúde.
Essa pesquisa integra o Projeto Fortalecimento da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública: Formação e Qualificação dos Trabalhadores do SUS, uma parceria entre a ENSP/Fiocruz, o Ministério da Saúde (DEGES/SGTES) e a RedEscola, reafirmando a importância da cooperação interinstitucional para o fortalecimento da Educação Permanente em Saúde e do SUS em todo o país.



